
Conteúdo Programático
Módulo 1
Teoria Musical - Música - Composição da Música - Lendo Partituras - Som e Hertz - Som Regular e Irregular - Pitágoras -
Aconteceu na Grécia Antiga - Sons estabelecidos por Pitágoras - Criação de Pitágoras (Monocórdio) -
Monge Guido d'Arezzo (Nomes para os Sons estabelecidos por Pitágoras) - Notas Musicais -
Propriedades dos Sons (Altura - Duração - Intensidade e Timbre) - Notas Naturais - Intervalos entre as Notas Naturais -
Tom e Semitom - Notação Musical - Pentagrama ou Pauta - Linhas Suplementares - Clave de Sol - Formação do Tom - Comas -
Instrumento Temperado - Clave de Fá - Alterações nas Alturas das Notas (Elevar e Abaixar) -
Semitom Cromático e Diatônico - Notas Musicais no Teclado - Escala Musical - Escala Cromática - Modos das Escalas
Escala Diatônica de Dó no modo Maior - Escala Diatônica de Lá no modo menor - Partes Teclado
Notas Musicais no corpo do Teclado - Partes do Violão de seis Cordas - Notas Musicais no Braço do Violão de seis Cordas
Partes do Contrabaixo - Notas Musicais no Braço do Contrabaixo Elétrico de quatro Cordas.
Módulo 2
Definição de Intervalos
Análise e Classificação dos Intervalos de 2ªs
Análise e Classificação dos Intervalos de 3ªs
Análise e Classificação dos Intervalos de 4ªs
Análise e Classificação dos Intervalos de 5ªs
Análise e Classificação dos Intervalos de 6ªs
Análise e Classificação dos Intervalos de 7ªs
Análise e Classificação dos Intervalos de 8ªs
Inversão de Intervalos
Inversão de Intervalos de 2ª
Inversão de Intervalos de 3ª
Inversão de Intervalos de 4ª
Inversão de Intervalos de 5ª
Inversão de Intervalos de 6ª
Inversão de Intervalos de 7ª
Inversão de Intervalos de 8ª
Inversão de Intervalos de 8ª Justa Aumentada
Inversão de Intervalos de 8ª Justa Diminuta
Efeitos de Consonância e Dissonância
Intervalos Consonantes
Intervalos Dissonantes
Módulo 3
Definição de Escala Musical
Escala Musical Diatônica
Modos das Escalas
[Modo Maior]
Tetra-Corde
Formar as escalas diatônicas de: Sol, Ré, Lá, Mi, Si, Fá# e Dó#
[Ciclo de quintas]
Formação da ordem dos sustenidos (#) na Armadura de Clave
Armaduras de clave das escalas diatônicas no modo maior com sustenidos (#)
Tom nas Armaduras de Clave com sustenidos (#)
Formar as escalas diatônicas de: Fá, Sib, Mib, Láb, Réb, Solb e Dób
Formação da ordem dos Bemóis (b) na Armadura de Clave
Armaduras de Clave com notas alteradas através dos bemóis (b)
Tom nas Armaduras de Clave com bemóis (b)
[Modo Menor]
Formar as escalas diatônicas nas formas natural, harmônica e melódica: Lá - Mi - Si - Fá# - Dó# - Sol# - Ré# - Lá#
Formação da ordem dos sustenidos (#) na Armadura de Clave
Armaduras de Claves com notas alteradas através dos sustenidos (#)
Tom nas Armaduras de Clave - Modo menor - Com sustenidos (#)
Formar as escalas diatônicas nas formas natural, harmônica e melódica: Ré - Sol - Dó - Fá - Sib - Mib - Lab
Formação da ordem dos Bemóis (b) na Armadura de Clave
Armaduras de Clave com notas alteradas através dos bemóis (b)
Tom nas Armaduras de Clave - Modo menor - Com bemóis (b)
Escalas diatônicas Relativas - Definição
Formar as escalas diatônicas relativas menores das escalas diatônicas relativas maiores
Módulo 4
Definição de Acorde
Baixo e a Fundamental
Classificação dos Acordes
Nomes dos Acordes
Acorde Perfeito Maior e Menor
Acordes de 5ª Diminuta e de 5ª Aumentada
Acordes perfeitos maiores de:
Dó/Ré/Mi/Fá/Sol/Lá/Si/Dó#/Ré#/Fá#/Sol#/Lá# Maior
Acordes perfeitos menores de:
Ré/Mi/Fá/Sol/Lá/Si/Dó#/Ré#/Fá#/Sol#/Lá#
Campos harmônicos das escalas maiores de:
Dó/Ré/Mi/Fá/Sol/Lá/Si
Campos harmônicos das escalas menores de:
Dó/Ré/Mi/Fá/Sol/Lá/Si
Modulo 5
Ritmos - Pulsação da Música - Metrônomo - Andamentos - Solfejar uma Melodia
Fração - Divisão Unária do Pulso - Divisão Binária do Pulso
Divisão Ternária do Pulso - Divisão Quaternária do Pulso - Figuras que Representam a Duração do Som - Estrutura das Figuras
Formas de escrever as figuras com hastes no pentagrama - Formas de escrever as figuras com colchetes no pentagrama
Uma Semibreve representando quatro pulsos - Uma Mínima representando dois pulsos - Uma Semínima representando um pulso
Duas Colcheias representando um pulso - Quatro Semicolcheias representando um pulso - Oito Fusas representando um pulso
Dezesseis Semifusas representando um pulso - Uma Colcheia mais uma Pausa de Colcheia representando um pulso
Uma Pausa de Colcheia mais uma Colcheia representando um pulso - Equivalência das Figuras
Ponto de Aumento - Barra de Ligação - Ligadura - Quiáltera de três Colcheias em um pulso
Leitura das Figuras e Solfejo - Compassos - Tipos de Compassos - Formula dos Compassos Simples
Formula dos Compassos Compostos - Compassos Correspondentes Simples - Compassos Correspondentes Compostos
Acento métrico - Início de Música Tético - Início de Música Acéfalo - Início de Música Anacruse - Síncope - Contratempo
Ligaduras entre os Compassos - Melodia - Acordes e Cifras - Arpejo do Acorde - Harmonia