Conteúdo Programático

Módulo 1

Teoria Musical - Música - Composição da Música - Lendo Partituras - Som e Hertz - Som Regular e Irregular - Pitágoras -

Aconteceu na Grécia Antiga - Sons estabelecidos por Pitágoras - Criação de Pitágoras (Monocórdio) -

Monge Guido d'Arezzo (Nomes para os Sons estabelecidos por Pitágoras) - Notas Musicais -

Propriedades dos Sons (Altura - Duração - Intensidade e Timbre) - Notas Naturais - Intervalos entre as Notas Naturais -

Tom e Semitom - Notação Musical - Pentagrama ou Pauta - Linhas Suplementares - Clave de Sol - Formação do Tom - Comas -

Instrumento Temperado - Clave de Fá - Alterações nas Alturas das Notas (Elevar e Abaixar) -

Semitom Cromático e Diatônico - Notas Musicais no Teclado - Escala Musical - Escala Cromática - Modos das Escalas

Escala Diatônica de Dó no modo Maior - Escala Diatônica de Lá no modo menor - Partes Teclado

Notas Musicais no corpo do Teclado - Partes do Violão de seis Cordas - Notas Musicais no Braço do Violão de seis Cordas

Partes do Contrabaixo - Notas Musicais no Braço do Contrabaixo Elétrico de quatro Cordas.

 Módulo 2

Definição de Intervalos

Análise e Classificação dos Intervalos de 2ªs

Análise e Classificação dos Intervalos de 3ªs

Análise e Classificação dos Intervalos de 4ªs

Análise e Classificação dos Intervalos de 5ªs

Análise e Classificação dos Intervalos de 6ªs

Análise e Classificação dos Intervalos de 7ªs

Análise e Classificação dos Intervalos de 8ªs

Inversão de Intervalos

Inversão de Intervalos de 2ª

Inversão de Intervalos de 3ª

Inversão de Intervalos de 4ª

Inversão de Intervalos de 5ª

Inversão de Intervalos de 6ª

Inversão de Intervalos de 7ª

Inversão de Intervalos de 8ª

Inversão de Intervalos de 8ª Justa Aumentada

Inversão de Intervalos de 8ª Justa Diminuta

Efeitos de Consonância e Dissonância

Intervalos Consonantes

Intervalos Dissonantes

 Módulo 3

Definição de Escala Musical

Escala Musical Diatônica

Modos das Escalas

[Modo Maior]

Tetra-Corde

Formar as escalas diatônicas de: Sol, Ré, Lá, Mi, Si, Fá# e Dó#

[Ciclo de quintas]

Formação da ordem dos sustenidos (#) na Armadura de Clave

Armaduras de clave das escalas diatônicas no modo maior com sustenidos (#)

Tom nas Armaduras de Clave com sustenidos (#)

Formar as escalas diatônicas de: Fá, Sib, Mib, Láb, Réb, Solb e Dób

Formação da ordem dos Bemóis (b) na Armadura de Clave

Armaduras de Clave com notas alteradas através dos bemóis (b)

Tom nas Armaduras de Clave com bemóis (b)

[Modo Menor]

Formar as escalas diatônicas nas formas natural, harmônica e melódica: Lá - Mi - Si - Fá# - Dó# - Sol# - Ré# - Lá#

Formação da ordem dos sustenidos (#) na Armadura de Clave

Armaduras de Claves com notas alteradas através dos sustenidos (#)

Tom nas Armaduras de Clave - Modo menor - Com sustenidos (#)

Formar as escalas diatônicas nas formas natural, harmônica e melódica: Ré - Sol - Dó - Fá - Sib - Mib - Lab

Formação da ordem dos Bemóis (b) na Armadura de Clave

Armaduras de Clave com notas alteradas através dos bemóis (b)

Tom nas Armaduras de Clave - Modo menor - Com bemóis (b)

Escalas diatônicas Relativas - Definição

Formar as escalas diatônicas relativas menores das escalas diatônicas relativas maiores 

 Módulo 4

Definição de Acorde

Baixo e a Fundamental

Classificação dos Acordes

Nomes dos Acordes

Acorde Perfeito Maior e Menor

Acordes de 5ª Diminuta e de 5ª Aumentada

Acordes perfeitos maiores de:

Dó/Ré/Mi/Fá/Sol/Lá/Si/Dó#/Ré#/Fá#/Sol#/Lá# Maior

Acordes perfeitos menores de:

Ré/Mi/Fá/Sol/Lá/Si/Dó#/Ré#/Fá#/Sol#/Lá#

Campos harmônicos das escalas maiores de:

Dó/Ré/Mi/Fá/Sol/Lá/Si

Campos harmônicos das escalas menores de:

Dó/Ré/Mi/Fá/Sol/Lá/Si

 Modulo 5

Ritmos - Pulsação da Música - Metrônomo - Andamentos - Solfejar uma Melodia

Fração - Divisão Unária do Pulso - Divisão Binária do Pulso

Divisão Ternária do Pulso - Divisão Quaternária do Pulso - Figuras que Representam a Duração do Som - Estrutura das Figuras

Formas de escrever as figuras com hastes no pentagrama - Formas de escrever as figuras com colchetes no pentagrama

Uma Semibreve representando quatro pulsos - Uma Mínima representando dois pulsos - Uma Semínima representando um pulso

Duas Colcheias representando um pulso - Quatro Semicolcheias representando um pulso - Oito Fusas representando um pulso

Dezesseis Semifusas representando um pulso - Uma Colcheia mais uma Pausa de Colcheia representando um pulso

Uma Pausa de Colcheia mais uma Colcheia representando um pulso - Equivalência das Figuras

Ponto de Aumento - Barra de Ligação - Ligadura - Quiáltera de três Colcheias em um pulso

Leitura das Figuras e Solfejo - Compassos - Tipos de Compassos - Formula dos Compassos Simples

Formula dos Compassos Compostos - Compassos Correspondentes Simples - Compassos Correspondentes Compostos

Acento métrico - Início de Música Tético - Início de Música Acéfalo - Início de Música Anacruse - Síncope - Contratempo

Ligaduras entre os Compassos - Melodia - Acordes e Cifras - Arpejo do Acorde - Harmonia